Homem x Mulher: quem gasta mais?

Você já viu alguma discussão quando o assunto é esse? A mulher sempre carrega a fama, mas será que é verdade?

Rafael Telles*

Você deve estar curioso pra saber a resposta. Eu também fiquei quando comecei a pesquisar para escrever este artigo. O interessante é que existem vários fatores que podem influenciar no resultado. Vou abordar então alguns deles.

As mulheres compram mais. Elas, geralmente, fazem compras pra si e para os demais membros da família. Compra pros filhos, pro maridão (que não tem menor jeito pra escolher uma camisa da moda), itens que vão abastecer a dispensa, sem contar suas comprinhas pessoais, pois é inevitável comprar uma calça pro marido e nem um sapato novo!

Os homens gastam mais. Eles (grande parte) são mais impacientes e não pesquisam tanto. Se a mulher vai ao supermercado, passa horas escolhendo entre as várias opções, enquanto que o homem, nem sempre se dá esse trabalho. Devido ao seu antepassado como caçador, sai para pegar o que precisa e voltar. Assim, pega o que está ao alcance da vista, independente do preço.

Elas são mais compulsivas que eles. Isso deve-se ao contexto hormonal de ambos (veja mais no artigo “compro sim…culpa dos hormônios”). Mais expostas à variações de humor e às consequências da TPM, as mulheres fazem mais compras por impulso.

Os brinquedinhos masculinos são mais caros que os femininos. Tecnologia e carros são os alvos deles, enquanto elas não vivem sem cuidados pessoais e acessórios de moda. Ao passo que a mulher compra 20 pares de sapatos, o homem gasta muito mais que isso num carro novo.

Mas vamos a alguns números: Segundo pesquisa do IBOPE em 2007 os homens gastam em média 12% a mais do que as mulheres em hipermercados! :o

Se a comparação for realizada usando as lojas de rua como referência, os homens gastam 8% a mais. Já quando se fala de compra em shopping, os homens gastam 24% a mais em uma única visita, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers. Para as compras via internet, o gasto masculino chega a ser 30% maior do que o feminino, segundo o e-bit.

Isso desbanca a fama de gastadoras. Mas calma, ainda tem mais. Se você ‘machão’ acredita que ‘um homem bem sucedido é aquele que consegue ganhar mais dinheiro que sua mulher pode gastar ‘, então veja mais essa: pesquisadores descobriram que homens solteiros se tornam mais consumistas e impulsivos. Ou seja, ruim com elas, pior sem elas!

A verdade é que ambos gastam, mas por forma e motivos diferentes. As mulheres gastam mais comprando algo que não precisam, mas pagando menos pelos itens. Os homens compram menos, geralmente o que realmente precisam, mas pagando mais.

Então, rapazes e moças, a dica é: sempre que possível, saiam juntos pra comprar! Elas vão incentivar a pechincha e eles controlam as compras por impulso.

*Rafael Telles é coach, Palestrante e Consultor empresarial. MBA em Marketing e Gestão de Clientes, graduação em Administração com habilitação em Marketing, Pracctioner em PNL, Analista Comportamental e Analista 360º. Certificação do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, Global Coaching Community – GCC, European Coaching Association – ECA, Behavioral Coaching Institute – BCI e International Association of Coaching – IAC. Perito em finanças pessoais, atendimento ao cliente, vendas e estratégias mercadológicas, liderança e gestão de equipes, comunicação para rádio e TV

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/homem-x-mulher-quem-gasta-mais/76702/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *