Redes sociais. Mocinhas ou vilãs?

Adriano Meirinho

As redes sociais realmente impactaram não só o mercado, mas, principalmente, o comportamento das pessoas e da sociedade em geral. Percebemos que muitos hábitos de consumidores mudaram, bem como as novas formas de relacionamento interpessoal também foram alteradas.

Hoje, um grupo de amigos não tem mais o hábito de telefonar uns aos outros, mas sim, de combinar tudo o que podem pelo Facebook. Lá, não somente há a agenda dos eventos em que cada um irá, bem como convites para próximos e pessoas que você não encontrava há anos, que neste novo contexto, se torna o seu mais novo amigo íntimo em segundos.

Similares mudanças aconteceram no mundo corporativo. As empresas se viram obrigadas a ter seus perfis nas redes sociais, mesmo sem ter noção do que aquilo causaria em seu modelo de negócio. Numa mídia social, a exposição da marca, dos serviços e produtos ficam muito mais próximos de todos os clientes. E acaba virando mais um canal de atendimento aos consumidores, espontaneamente, pois lá eles se vêem no direito de não só postar sugestões e elogios, bem como reclamações.

Ouvimos sempre que as redes trazem benefícios e malefícios às empresas. Mas que empresa realmente está ganhando muito dinheiro por estar presente em redes sociais? Que empresa está perdendo renda por ter a imagem “abalada” nas redes sociais? Na verdade não existe nenhuma organização ganhando ou perdendo dinheiro. De fato as empresas precisam estar presentes nas redes sociais, mas enganam-se as que querem estar presente como um grande ponto de venda. Não por enquanto.

Houve também, casos em que profissionais foram demitidos, por misturarem a parte profissional com a pessoal nas redes sociais. Um caso conhecido foi um diretor comercial que falou mal de um time de futebol em seu perfil, o qual a empresa para qual ele trabalhava era patrocinadora do time. Foi demitido horas depois.

Mas, afinal, de quem é a responsabilidade das redes sociais? Das empresas? Dos profissionais? As empresas devem liberar o uso das redes sociais aos seus funcionários? É preciso uma política ou um código de conduta? Ou é melhor bloquear o uso a todos? E os colaboradores podem falar nas redes em nome da empresa? Defendê-la? Ou como eles podem separar a parte profissional da pessoal? Afinal, as redes sociais são pessoais, não?

São muitas questões realmente delicadas ainda de terem respostas efetivas e concretas. Afinal, é um novo comportamento que não sabemos ainda qual o caminho será o mais eficaz a ser seguido. A certeza de que temos é que as redes sociais estão mudando toda uma sociedade – pelo menos no relacionamento interpessoal – e anos à frente, elas serão estudadas e explicadas nas salas de aula, como um dos grandes marcos da economia social.

As empresas estão de mãos atadas depois que qualquer rede social pode ser acessada pelos celulares. Cabe a responsabilidade de cada profissional saber a hora certa de usar e o que postar. O desafio de hoje é muito maior do que qualquer bloqueio corporativo – o desafio é cultural dos profissionais.

Sobre o autor

Adriano Meirinho

Possui 14 anos de experiência em Marketing na Internet atuando em alguns dos maiores web sites brasileiros em seus segmentos, como a Catho Online e a Oppa, tendo participado da equipe de alta gestão das duas empresas.

Liderou mais de 350 funcionários, incluindo as áreas de marketing, projetos de TI e comunicação, sendo responsável pelo produto principal da Catho Online – CV Online, desenvolvendo estratégias de varejo, retenção, ativação, reativação e atendimento ao cliente.

Especialista na criação e implementação de estratégias de Marketing para campanhas online e off-line, incluindo busca orgânica e paga, email marketing, programa de afiliados e iniciativas de co-branding com parceiros, além de implementação de métricas e indicadores online e suas mensurações – sendo um dos pioneiros e trend setter no Brasil a mensurar mídia online.

Na sua gestão a Catho Online venceu 6 prêmios Top of Mind na categoria Sites de Recrutamento, 3 prêmios de Fornecedores de Confiância de RH e 3 Prêmios iBest.

12 comentários sobre “Redes sociais. Mocinhas ou vilãs?

  1. I’m really enjoying the design and layout of your blog.
    It’s a very easy on the eyes which makes it much more enjoyable for me to come here and visit more often. Did you hire out a designer to create your
    theme? Excellent work!

  2. Does your blog have a contact page? I’m having trouble locating it but,
    I’d like to shoot you an e-mail. I’ve got some creative ideas for your blog you might be
    interested in hearing. Either way, great site and I look forward
    to seeing it develop over time.

  3. Wonderful blog! I found it while searching on Yahoo News.
    Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News?
    I’ve been trying for a while but I never seem to get there!
    Cheers

  4. Hi there! I know this is kinda off topic however I’d
    figured I’d ask. Would you be interested in trading links or maybe guest writing a blog post or
    vice-versa? My website discusses a lot of the same topics as yours and I believe we
    could greatly benefit from each other. If you’re interested feel free to send me an email.
    I look forward to hearing from you! Excellent blog by the way!

  5. I was recommended this website by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed
    about my trouble. You are amazing! Thanks!

  6. Very great post. I just stumbled upon your blog and wished to say
    that I’ve truly loved surfing around your weblog posts.
    After all I’ll be subscribing to your rss feed and I hope you write once more soon!

  7. Unquestionably believe that that you said. Your favorite reason seemed to be on the net the
    easiest factor to take into accout of. I say to you, I definitely get
    irked at the same time as people consider worries that they just don’t realize about.
    You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the entire thing without having side effect , folks can take a signal.
    Will likely be again to get more. Thank you

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *